Aos olhos da comunidade de investidores internacionais Portugal teve uma conduta exemplar, exibindo transparência e credibilidade e tem um conjunto de fatores inegavelmente apelativos: clima, segurança, gastronomia e acolhimento, o que atrai pessoas e investimento.
Em termos de investimento em imobiliário comercial, 2015 foi o melhor ano de sempre com um volume de quase 2 mil milhões de euros em transações de imobiliário comercial, o que traduz um índice de liquidez histórico e uma enorme confiança dos investidores no mercado português, sendo que 84% das transações foram realizadas por estrangeiros e com os fundos institucionais a liderarem as aquisições.
A reabilitação também alcançou o seu expoente máximo, tendo para tal contribuído a nova lei do arrendamento. Milhares de edifícios degradados nos grandes centros urbanos passaram a ser intervencionáveis, pelo que atualmente temos promotores de todo o mundo a reconstruir os centros históricos de Lisboa e Porto.
Prédios que antes estavam em ruínas dão agora lugar a projetos de qualidade, onde habitam portugueses e muitos estrangeiros, alterando-se por completo a dinâmica das cidades, uma energia que atrai moradores e comércio.
Fevereiro de 2016